4 de julho de 2012

POMPAS E CIRCUNSTÂNCIAS PARA O REI DO BAIÃO NO VI ARRAIAL LITERÁRIO DA BELMONTE


A IV Edição do Arraial Literário da Biblioteca Belmonte foi um grande sucesso!  Um resultado conquistado com muita luta, criatividade e empenho da equipe.  O texto abaixo elaborado po Andrea de Sousa, expressa muito bem o que foi esta maravilhosa realização da equipe Belmonte.



"Estacionamento? Não: Salão de baile da corte! Biblioteca? sim: biblioteca do palácio! Parceiros artistas? mais do que isso: virtuoses palacianas! Equipe da biblioteca? sim: equipe sangue azul! grade de palco? Não: sequência de apoteoses! público assistente? Não: massa de súditos apologistas do rei do baião! Apresentadora? não: a arauta vinda diretamente do reino dos Inhamuns, Andréa de Sousa.


Pois é, assim mesmo. Nesse clima de reverência e referência a Luiz Lua Gonzaga - o Rei do Baião - aconteceu a 6ª edição do já tradicional Arraial Literário da Biblioteca Belmonte no dia 30 de junho, das 10 às 16h.  Luiz Gonzaga foi eleito como tema em 2012 por ocasião do seu centenário.

Já no palco, a cenografia sinalizava o tema: uma enorme sanfona aberta, sobreposta em um imenso chapéu, confeccionados com material reciclável, sugestão de Andréa de Sousa, design e confecão de Sabino Lopes e Isabel Andrade.

Versos, trovas e modinhas em formas de bandeirolas e corações cruzavam-se coloridas e animadas sobre os 640m2 do "estacionamento-terreiro” (ou seria “estacionamento-salão”?!) da Biblioteca.  

Em uma das tendas, o painel-pesquisa preparado por Dorinha Santana expunha a cronologia, discografia, uma coletânea de capas de vinís antológicos e curiosidades da rica trajetória do Gonzagão.

Como não mencionar o Xote Ecológico apresentado pelo grupo de idosos Alicerce, Saúde e Vida, da Vila Arriete que, usando um belo figurino, confecionado por eles próprios, valeram-se de garrafa pet, tampas, papelão, pilhas e ráfia e mostraram um a empolgante coreografia.

As crianças pesquisadoras e bailarinas do Colégio Acquarella Mater emocionaram o público ao dançar Carcará e fazer alusão ao ambiente sertanejo onde nasceu e cresceu Luiz Gonzaga. Os adolescentes do Social Bom Jesus - Clube da Turma nos conduziram a uma incursão comovente às etnias que formaram nossa cultura popular.






A Caravana do Cordel brindou a todos com mediação e declamação de cordéis sobre a rica trajetória do rei do baião, com direito à trilha sanfônica impecável do eclético Trio Arco Verde. E a quadrilha, então? composta por pais, filhos, equipe e parceiros e comandada pelo brincante Sabino Lopes ao som de Escurinho do Acordeon?  E o que dizer do momento  contagiante e emocionante do Forró de Seu Lula que nos foi trazido pelo vibrante grupo A Cabocaria, integrado por professores-mestres pernambucanos, pesquisadores de cultura popular?  Todos  foram envolvidos com os clássicos de Luiz Gonzaga tocados  com maestria pela rabeca, zabumba, triângulo, chocalhos e quase "se acabaram" em uma ciranda irresistível conduzida pela Cabocaria. Sabino Lopes, prata da casa e o menino-prodígio Gabriel Lopes cantaram e tocaram Luiz Gonzaga.

Nosso Sarau Sertanejo finalizou a programação envolvendo a platéia em um repertório junino com a mais autêntica expressão caipira.

Pois então:
 " São Luiz Gonzaga disse, São Jomar confirmou
que o 6º arraial literário da Belmonte foi ótimo,
porque o Santo Deus mandou!"
e mandou inclusive um público maravilhoso de mais de 300 pessoas. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário