25 de outubro de 2013

Mês de Novembro: palestras sobre literatura de cordel, mostras, cinema, teatro e muito mais

R. Paulo Eiro, 525 – junto à Pça.Floriano Peixoto - Sto. Amaro 5687-0408


PROGRAMAÇÃO GRATUITA – NOVEMBRO - 2013


TEATRO – INFANTIL

O QUE VOCÊ SABE SOBRE H2O? – Mad Science. Os pequenos vão aprender as propriedades da água, os seus três estados e a importância de preservar o recurso. Cientistas também farão experimentos como bolhas de sabão cheias de gás carbônico para demonstrar a sublimação, fenômeno em que uma substância muda do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. As crianças poderão subir ao palco e ajudar nas experiências.  50 minutos. Livre. Dia 9/11, sábado, às 11h.


SONHATÓRIO – CIA TRUKS.  Em um hospital psiquiátrico, três homens chegam ao refeitório para a hora do almoço. Como a comida demora a ser servida, eles buscam um meio de esquecer a fome e fazer o tempo passar. Na peça, com Direção de Henrique Sitchin, guardanapos, copos, pratos, bacias, panelas, panos, sacos de lixo e garrafas plásticas se transformam são transformados em criaturas vivas pelas mãos dos manipuladores. 50 minutos. Livre. Dia 23/11, sábado, às 11h.

CINEMA


MOSTRA: 16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

IMAGEM MULHER - (Brasil, 2012, 57 min, DVD) - Dir: Maristela Sanches Bizarro. Elenco: Sandra Regina Alves, Norma Cubillos, Ana Cláudia Martins.
Um documentário que nasce da hipótese de que a idealização da mulher na mídia contribui para a violência contra a mulher. O filme é o registro do dia-a dia de três mulheres participantes de uma oficina de sensibilização em imagem e gênero, cujo objetivo foi questionar os estereótipos impostos às mulheres e o impacto que os mesmo exercem na vida de cada uma de nós. Livre -


Dia 28/11 -  (qui), 19h30 debate com Thais Scabio


Sobre a convidada:Thais Scabio - Produtora, diretora, arte-educadora e cineclubista. Graduada em Comunicação Social – Rádio e TV pela UNISA. Especialização em Direção de Cinema e Vídeo pela ELCV de Santo André. Pós-graduação em “Teoria do Processo de Criação de Mídia Digital” pela ECA\USP. Sócio fundadora da Cavalo Marinho Audiovisual Ltda.



PRECIOSA - UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA
(Precious - Based on the Novel Push by Sapphire, EUA, 2009, 109 min, legendado, DVD)
Dir: Lee Daniels. Elenco: Amina Robinson, Chyna Layne, Gabourey Sidibe.
O filme conta a história de uma garota do Harlem que está grávida pela segunda vez do próprio pai. Ela sofre abusos em casa e busca uma oportunidade de seguir sua vida. A tristeza não abala a garota que ainda acredita que seus sonhos possam ser realizados. +16 - Dia 28/11 -  (qui), 21h30






MEDIAÇÃO DE LEITURA


 
MEDIAÇÃO DE LEITURA PARA CRIANÇASNo espaço da sala Infantil a biblioteca disponibiliza mediações de leitura para crianças.  Com Maria Luiza e Ana Duckworth.  Agendamentos: Tel. 5687-0408 – Toda terça-feira, às 14h.   
  

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


CONTOS DA CAROCHINHA – Cia Cantos e Contos .  Em “Contos da carochinha” há o encontro de gerações, onde crianças e adultos são convidados a adentrar o mundo encantado das histórias tradicionais. “O casamento da Dona Baratinha”, “Era uma vez o Cabra Cabrez” e “A festa no céu” são apresentadas neste espetáculo de modo irreverente, com muita música e diversão.  50 minutos. Livre.  Dia 8/11, sexta-feira, às 14h30.

CONTAR É PRECISO, LER É INDISPENSÁVEL - Leitura e Narrativas de histórias e contos estimulam o potencial criativo e o prazer de ler. Público alvo: participantes de programas de incentivo à leitura.  Inscrições pelo telefone: 5687-0408. Participação de integrantes do Projeto Conta Comigo - UNIItalo.   Dia 13/11, quarta-feira, às 10h30 e às 14h30.

SHOW


MOSTRA ITINERANTE DO PROJETO VOCACIONAL (TEATRO, DANÇA E MÚSICA).   Encontro aberto ao público das linguagens de teatro, dança e música no auditório Kiyomi Oba, que trará uma mostra dos trabalhos desenvolvidos pelos vocacionados atendidos pelo projeto em 2013. Dia 16/11, sábado, 15h.  



CRIANÇA DA TERRA - Com Inimar dos Reis  - Músicas, danças e brincadeiras da cultura tradicional brasileira em um espetáculo interativo que visa resgatar nossas vivências durante a infância. Dia 27/11, quarta-feira, às 19h3






SARAU SERTANEJO Todo último sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria se encontram no tradicional sarau sertanejo da Belmonte. O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com os cantores e apresentadores. Organização: Paula Dundee.  Apresentação: Guarani. Dia 30/11, sábado, às 15h.






PALESTRAS  



Palestra: Relatos que nos unem - O colombiano  Jorge Melguizo, diretor da Cátedra Medellín – Barcelona (Fundación Kreanta), e consultor de projetos de urbanismo, cultura e cidade, fala sobre suas experiências em países que reconhecem a cultura como caminho para descobrir e explorar a cidade com toda sua diversidade e conflitos.  7 de novembro (qui), 19h30

CICLO DE PALESTRAS SOBRE LITERATURA DE CORDELRenomados estudiosos e escritores de cordel virão à Biblioteca Belmonte ministrar palestras sobre história, conceitos, importância e aplicações desta literatura no campo educacional.   Dias 9, 23, 30/11, sábados, às 10h.

Atençao:  inscriçoes na biblioteca ou pelo telefone: 5687-0408

Palestra “Introdução à história do aparecimento do cordel no Brasil” - Palestrante: Lucineide Vieira - Tema: Apresentação dos elementos e dos autores que criaram o cordel no Brasil. Sinopse: No final do séc. XIX e início do séc. XX, a cidade do Recife, em Pernambuco era o centro cultural e político do Nordeste Brasileiro. A sua Faculdade de Direito recebia os pensadores e literatas que construiriam a cultura brasileira: Castro Alves, Tobias Barreto, Ireneo Joffily, Sílvio Romero, Augusto dos Anjos entre outros passaram pelos seus corredores e sentaram em suas salas de aula. Paralelamente a isso, um grupo de poetas oriundos do sertão e da Zona da Mata paraibana começou a publicar em rústicos folhetos seus poemas longos e paródias, pensando o dia a dia do povo trabalhador da futura metrópole: era o cordel que surgia pelas mãos de Leandro Gomes de Barros, Silvino Pirauá de Lima, Francisco das Chagas Batista e João Martins de Ataíde. Duração:3h.
Dia 9 de novembro, sábado -  10h
                          



Palestra “Aspectos internos do cordel brasileiro” - Palestrante: Josué Gonçalves de Araújo - Tema: Como se dá a construção de um poema de cordel - Sinopse: o cordel brasileiro é uma forma poética fixa e exige de seu autor o conhecimento de sua engrenagem e funcionamento. O poeta necessita conhecer: a estrofação do poema (sextilhas, septilhas e décimas); o verso fundamental cordelístico: o setessílabo; noções de rima e ritmo (rima toante e soante), acentuação dos versos; o aparecimento do acróstico como assinatura do poeta; elementos extraídos das obras épicas clássicas: invocação, oferecimento e trama; o que é um
personagem em cordel (exemplos: João Grilo, Cancão de Fogo, José do Telhado, Donzela Teodora); os casos de amor. Duração: 3 h
Dia 16 de novembro, sábado -  10h.



Palestra “O cordel em São Paulo” -  Palestrante: Varneci Nascimento - Tema: Autores,
editoras e movimentos do cordel em São Paulo - Sinopse: desde a segunda metade do séc. XX que a cidade de São Paulo viu o cordel sendo impresso e distribuídos em suas ruas, bem como sendo levados para venda no Nordeste. A Editora Prelúdio foi a primeira a se interessar pelas histórias de cordel nascidade no “norte”. Com a presença do poeta Manoel D’Almeida Filho coordenando suas ações transformou- se na grande voz cordelística brasileira. A Editora Luzeiro sucessora da Prelúdio consolidou a prática e começou a reunir poetas e público amante dessa arte poética. Passado o tempo, a contemporaneidade viu surgir a Caravana do Cordel como movimento fundador de novo pensamento sobre o cordel agregando poetas e pesquisadores. Duração: 3 h
Dia 23 de novembro, sábado -10h.


Palestra “O que é (e o que não é) cordel” -  Palestrante: Aderaldo Luciano - Tema: Elementos distintivos do cordel brasileiro - Sinopse: é muito comum colocar todas as formas de poesia oriundas do Nordeste sob o mesmo nome de cordel, entretanto há diferenças essenciais que a distinguem em vários aspectos. O repente dos cantadores improvisadores violeiros, o coco de embolada, o “poema matuto”, a rezas e benditos, as canções e os poemas curtos de inspiração bucólica ou de gracejo, todos são confundidos e colocados lado a lado no mesmo leito. O cordel difere de todos em sua textura poética, cultural e linguística. O seu produto escrito difere dos seus primos orais. O papel é seu suporte mais legítimo desde sua origem no Recife, impresso em máquinas tipográficas elétricas ou pequenos prelos manuais. Com o aparecimento da xilogravura passou‐se com o tempo a confundi-la com o cordel. O próprio folheto terminou por assumir posto de sinônimo do cordel, mesmo quando este tomou para si suportes mais robustos. Duração: 3 h
Dia 30 de novembro, sábado - 10h.

                                                           OFICINAS E CURSOS


XILOGRAVURA - A Oficina, ministrada pelo professor Valter Eduardo, trabalha a expressão plástica em xilogravura, manifestação artística muito associada à literatura de cordel. Trata-se da criação de imagem em madeira e aplicação para o papel. A atividade conta com aulas teóricas e práticas.  Sábados, das 9h às 12h.

MÚSICA VOCACIONAL – Iniciação musical e instrumental. Para o público acima de 14 anos, com o Artista Orientador Rodolfo Valente. Toda quinta-feira: das 11h às 14h e das 15h às 18h –. Inscrições na Biblioteca.

TEATRO VOCACIONAL – Orientação de Grupos de Teatro Amador, Grupos de Estudos e Leituras Dramáticas e Teatro para jovens a partir de 14 anos. Segundas-feiras, das 14h às 17h e sábados, das 14h às 17h – Inscrições na Biblioteca.


EXPOSIÇÕES PERMANENTES -   De segunda a sexta: das 10h às 19h; Aos sábados: das 9h às 16h.

VISAGENS VISÕES COMUNS, VISÕES SUBLIMES: Exposição composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca.
 
DIÁLOGOS ENTRE TÉCNICAS E GERAÇÕES - EXPOSIÇÃO DA PRODUÇÃO DE XILOGRAVURA DOS ALUNOS DA BELMONTE: Exposição dos trabalhos dos alunos dos cursos de xilogravura em várias técnicas, realizado de fevereiro a dezembro de 2009, coordenado pelos professores artistas Valter Eduardo e Ezequiel. Sala de Oficinas.

VISITAS MONITORADAS – A biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o acervo e a Sala de Cultura Popular. Agendamento pelo  telefone 5687-0408.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário