4 de novembro de 2021

PROGRAMAÇÃO CULTURAL ONLINE E ITINERANTE DA BIBLIOTECA BELMONTE - NOVEMBRO/2021




 BRINCADERIA CONVIDA PARA CONTAÇÃO ITINERANTE DE HISTÓRIAS

CAXINGUELÊ DO CAXAMBU - A história é uma adaptação livre de um ponto de Jongo. O Caxinguelê é um animalzinho muito comum para todos os brasileiros, mas pouca gente o conhece por esse nome. Astuto e ágil consegue se enfiar nos lugares mais inusitados, tudo para curiar a vida alheia e às vezes até tirar proveito da situação. Durante a contação da história um pouco desta manifestação da cultura popular é apresentada às crianças e ao público de maneira lúdica com desafios e brincadeiras. Contadores: Valmir Sant’anna e Suelen Zamora.  Dia 5 de novembro, sexta-feira, às 15h .


 VOZES PERIFÉRICAS COM ACADEMIA INTERNACIONAL DE POETAS PRETAS - ON LINE - (Ao vivo) 

https://www.facebook.com/juliana.juh.1481169  

LITERATURA NO FACEBOOK - A Academia Internacional de Poetas Pretas vem trazer suas poéticas da literatura, dança e hip-hop para o projeto Vozes Periféricas que é um circuito de debates literários que demonstram a variedade da produção literária nas periferias. Nestes encontros serão realizadas conversas com escritores da academia, poetas, romancistas e cronistas que trazem em seus textos as perspectivas e abordagens de narrativas decoloniais. O evento consiste num bate-papo com diferentes autores/autoras periféricos convidados a cada encontro. A cada encontro é tratado um tema e seguido de uma intervenção artística (dança, música, performance, declamação de poesia, etc). Classificação indicativa 12 anos. Dia 18 de novembro, quinta-feira, às 18h30. 

  

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - ON LINE -  (Gravada)

https://www.facebook.com/marisa.oya.5 

VENTOS DE OYÁ
- O Ventos de Oyá é um projeto que tem como objetivo trazer reflexões acerca da importância das religiões de matriz africana, sobretudo o candomblé, como continuidade dos povos pretos de terreiro e sua cultura de resistência e potência. Abrem discussões importantes sobre o combate ao racismo estrutural e religioso. Íyalodé Marisa de Oyá e Babá Kekerê Pedro Augusto Romão do Ilê Asé Oyá Mesan Orun e Ogun vão saudar o sagrado com a contação de itáns ao som do agogô. O ofó (palavra) abre caminho para a criatividade, contos e cantos materializam aos poucos peças ancestrais feitas à mão com sementes, pedras e contas. Serão pulseiras, colares, adornos ancestrais criados para homenagear os orisás ao final de cada encontro. Linguagens artísticas que se encontram e se completam em uma intervenção multifacetada do sagrado através da voz e das mãos de Íyalodé Marisa de Oyá e Babá Kekerê Pedro Augusto Romão. Participe dessa grande roda de conversa e saberes.  Dia 20 de novembro, sábado, às 11h. 


 

 

MÚSICA ON LINE - (AO VIVO)

 https://www.facebook.com/osomdoravi 


RAVI LANDIM E CONVIDADOS - O projeto consiste na realização de shows com participações especiais de compositores e artistas da zona Leste de São Paulo com longa trajetória e agência na periferia alguns ligados ao MPA de São Miguel Paulista, entre eles Edvaldo Santana, Sacha Arcanjo, Gildo Passos, o duo Eder e Lígia e também Renato Gama . Serão convidados também artistas da mesma geração de Ravi que também possuem de alguma maneira ligação com o território. Participarão Aloysio Letra, Lílian Rocha, Rodrigo Marrom, Sá Suhett e Alldry Eloíse. Este projeto nasce da busca por compreender os diversos processos artísticos e trajetórias dos artistas do território, bem como compreender como esses processos se conectam através dos tempos, entre artistas de diferentes gerações. Dia 27 de novembro , sábado, às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário