3 de agosto de 2021

PROGRAMAÇÃO CULTURAL BIBLIOTECA BELMONTE - AGOSTO/2021

 



AGOSTO INDÍGENA -  ONLINE

POVOS ORIGINÁRIOS


VIVÊNCIAS CANTADAS - Histórias indígenas - Dia 05/08, quinta-feira, às 16h - Biblioteca Belmonte . Evento online, ao vivo, pela página : https://www.facebook.com/dyroabaya 



 As Vivências contadas de histórias indígenas das etnias Tariano e tukana traz consigo nessa vivência em formato interativo com o público online, apresentando suas lendas tradicionais que trazem grandes ensinamentos, que vem desde da fala do contador de histórias até os personagens que geralmente são homens ou mulheres que viram e se comunicam com animais. Essas lendas que nos ensinar a viver em harmonia com a natureza e em sociedade.

 O guerreiro e o Curupira:  O guerreiro e o curupira é uma história indígena que narra a vontade de um guerreiro ganhar o respeito do povo da sua aldeia e para isso decidiu sequestrar um filhote de curupira, mas as coisas não saíram conforme o planejado, resultando numa grande aventura e aprendizado.    

  

BIBLIODIVERSIDADE



EXPRESSÕES DO BRASIL - com Cordão Folclórico de Itaquera - O cordão folclórico convida você a dar uma paradinha no trajeto e pegar uma poesia de cordel, vai lendo no trem ou no busão, companhia boa é aquela que nos faz pegar a visão. Nossa chamada é o samba de bumbo, chega arrastando a sandália, que a sambada é boa.  Dia 11/08, quarta-feira,  às 12h.

  

SEMANA DA JUVENTUDE



CULTURA JOVEM EM MOVIMENTO - com Sarau do Binho.   Neste evento, artistas de diversas linguagens das regiões periféricas da cidade, irão se apresentar de forma presencial, itinerante, levando música, poesia, palhaçaria e livros para as pessoas que circulam no entorno das bibliotecas públicas.   Dia 12/08, quinta-feira, às 11h.

 

CULTURA POPULAR


CANCIONEIROS REPENTINOS  - com  Gigante Cesar.  Uma intervenção poética musical itinerante, trazendo referências da cultura sertaneja como a literatura de cordel, cantadores de viola e ritmos populares como samba de coco, reisado e folguedo de roda, mesclando com elementos sonoros contemporâneos, percorrendo espaços externos e atraindo transeuntes que passam pelo espaço.  Com a “Carroça Cancioneira”, uma espécie de carrinho de som com bases e efeitos sonoros contemporâneos, o cantautor e performer Gigante César e seu pandeiro acompanhado pelo músico Rovilson Pascoal e sua viola, traz uma musicalidade diferente misturando esses elementos recitando, dançando, cantando e fazendo encenações do folclore nordestino, revisitando brinquedos populares interagindo com o público ali presente. Uma homenagem aos artistas populares da sua região, o sertão pernambucano.   Dia 27/08, sexta-feira, às 14h.


BIBLIOTECA BELMONTE
programacaobelmonte@gmail.com

http://www.bibliotecabelmonte.blogspot.com
FACEBOOK

Instagram

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário